Sorteio e até violão, no Clube do Leme

 

O último jantar do ano do Clube do Leme foi marcado por um ambiente bastante descontraído, onde não faltaram músicas ao violão e até sorteios entre os participantes. Realizado dia 27 em Santos, no salão da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, o jantar teve a presença do capitão dos portos do Estado, Adhemar Soutinho, e de outros oficiais: o capitão-de-fragata Aécio Flávio Pereira Duarte, o capitão-de-fragata Victor Luiz de Lima Ferreira Alves, o capitão-de-corveta Luiz Fernando Coelho Pinto de Almeida e o tenente Mário Carlos Pinto.

Devido às dificuldades normais de programação de um novo jantar neste mês, em função dos compromissos de cada participante, foi decidido que a próxima reunião ocorrerá em janeiro, quando será eleito o presidente do clube para o próximo ano.

Cláudio Marote, o atual, apresentou entretanto uma lista de presidenciáveis (José Carlos Caridade, da Lachmann; Armando Gonçalves, da Delta Line; e Aguinaldo Rodrigues, da Rodrimar/Eurobrás), mas por aclamação o presidente ficou praticamente escolhido: Caridade, um dos idealizadores do clue.

Foi também apresentado oficialmente o emblema do clube, desenhado por Armando Gonçalves (um marinheiro gordo, de calção, com uma garrafa numa mão e um leme debaixo do braço, onde está tatuada uma âncora, e as inscrições: "Clube do Leme, fundado em 21-7-1981, Santos").

Foi  em seguida realizado um sorteio entre os associados, vencendo Antonio José Brandão (Grieg/Santos) e Jocyr de Almeida (vistoriador de navios). Os prêmios, oferecidos por Valdyr Pierry (Pandibra) foram um boné e um avental, porém com acessórios irônicos de difícil descrição em jornal.

Apareceu também um violão, e Francisco Malaba, perito naval, foi convidado a tocar, enquanto P.H. Papadakis (da Atenas Agência Marítima) cantou músicas gregas; em seguida, foi a vez de Francisco Nogueira Filho (da empresa Borda Livre) cantar "Modinha".

Entidade destinada apenas à confraternização entre os representantes da classe marítima santista, o Clube do Leme é entidade sem fins lucrativos e com organização funcional o mais simplificada possível, segundo a filosofia com que foi criada, meses atrás.


Comemoração do primeiro aniversário do clube, em 27 de julho de 1982