Classe marítima santista se reúne para criar clube

Seguindo o exemplo do paulistano Clube da Âncora e do carioca Clube do Ferro, Santos poderá em breve ter também um clube congregando informalmente os representantes do meio marítimo local. o primeiro encontro para a formação da entidade está sendo coordenado pelo superintendente estadual da agência marítima Laurits Lachmann S.A., José Carlos S. Caridade, e ocorrerá dia 21, às 12 horas, nas dependências do buffet Maison Bienamour (Rua Marechal Deodoro, 82, em Santos). O traje é livre e o preço por pessoa será de Cr$ 1.200,00, devendo as adesões serem comunicadas com antecedência pelo telefone 33.1535 (srta. Rosana).

Na carta endereçada no final da semana aos principais representantes do setor marítimo na cidade, Caridade lembra que tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro existem clubes que congregam os principais executivos dos escritórios das agências marítimas, reunindo-os, mensalmente, em almoços bastante informais, havendo eventualmente convidados vinculados ao comércio exterior, além de permitirem uma boa oportunidade para o constante convívio do pessoal da área marítima.

"Já de há algum tempo, um razoável contingente de navegação de Santos vem se perguntando por que tal idéia jamais floresceu em nossa cidade. Em verdade, é de certa forma incompreensível que os responsáveis pelas empresas do setor no maior porto da América Latina limitem seus encontros às ocasiões formais, quer no âmbito do Centro Nacional de Navegação Transatlântica, Associação Profissional das Entidades Estivadoras de Santos, Sindicato das Agências Marítimas de Santos ou em oportunidades outras em que, por força do protocolo, se reúnem à mesa do almoço ou jantar".

Ressalta ainda a mensagem: "Nunca se reservaram, os homens de navegação de Santos, um dia que fosse por mês para, sem quaisquer preocupaões de agendas ou formalidades, se encontrarem com seus companheiros de atividade para uma salutar aproximação, raiz de um melhor conhecimento e de um entrosamento mais profundo".

No almoço marcado para a próxima terça-feira, será lançada a idéia da formação do clube, iniciando-se, no caso de ser aceita, o estabelecimento dos princípios e regras que nortearão os próximos encontros mensais dos associados.

Agentes marítimos, autoridades e convidados, na reunião de 25/4/1991, realizada no salão de festas da Igreja Luterana de Santos, antes usado pela Missão aos Marinheiros Noruegueses

Homenagem do clube ao veterano repórter fotográfico Rafael Herrera, na década de 1990